quarta-feira, 27 de junho de 2007

Momento de reflexão


"Hoje acordei e senti-me pleno...estava com a clara consciência de que tudo que acontece tem sempre uma razão e que cada momento da vida é recheado de oportunidades para serem aproveitadas da melhor maneira possível. Se por ventura, às vezes, parece difícil acreditar no paraíso e na felicidade, procuro abrigar-me na tranquilidade do meu coração e deixar o que o seu bater re-estabeleça o equilíbrio temporariamente perdido."

O abismo do desespero está sempre disponível a cada esquina e a cada momento dos nossos dias. Temos o grande desafio de saber interpretar com calma cada situação de maneira racional para que a emotividade não tome conta da razão, se não o dilúvio "já chegou..." e nem nos apercebemos da tragédia já alcançada. Cabe a nós mesmos decidirmos usar o discernimento para a melhor resolução de cada desafio que nos aparece e, desta maneira, reunirmos as forças e clareza necessária para encontrar a melhor solução possível. Quando a ansiedade se eleva, o perigo da perda do controle é mais provável, e, de alguma maneira, temos que nos proteger, fazendo uma viagem ao nosso íntimo e buscar o amor e carinho necessários para que fiquemos tranquilos e para a ganhar a certeza de que nunca estamos abandonados, pois a vida é um mundo de oportunidades e de esperança do nosso direito a felicidade plena.

Uma boa semana para todos.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Ao mestre com carinho


Esta entrada já era sem tempo, mas vai muito a tempo! Tenho passado, nos últimos meses, uma das melhores experiências da minha vida. Tive a felicidade - e não a sorte, pois nada é coincidência - de começar a estagiar no trabalho de Pilates tradicional sob a supervisão do meu grande amigo - e agora mestre - Nuno Gusmão. Nuno foi meu aluno no mundo do fitness desde o início dos anos 90, quando estava ainda a fazer uma transição entre a parada de uma carreira em engenharia agronômica e uma entrada em Educação Física. A progressão do Nuno dentro deste mercado foi meteórica, não somente pela sua determinação e disciplina, mas por sua inteligência, capacidade de assimilação e habilidades motoras, e por sua interminável sede do aprender. Faz entre 4 e 5 anos que ele se formou no método tradicional de Pilates, e recentemente abriu o seu primeiro estúdio de Pilates, o estúdio Nuno Gusmão, lindamente arranjado, e muito merecido. Eu tenho tido o privilégio de estar a aprender, com esse grande mestre, actualmente reconhecido como a maior autoridade em Pilates em Portugal, tudo sobre o trabalho com os aparelhos (e não só) de Pilates. A cada semana que eu vou para o seu stúdio em Lisboa, é uma maravilhosa avalanche de formação prática e teórica sobre todos os exercícios e movimentos que eu estou a me familiarizar. O Nuno é um supervisor e educador como poucos que já tive até hoje. Ele consegue combinar disciplina, organização, metodologia, atenção, motivação e calor humano de maneira fluída e que me desafia em todos os sentidos para que o meu aprendizado seja o mais completo possível. Há muito tempo que eu não me dava uma oportunidade de voltar a enriquecer os meus reconhecimentos, virando aluno outra vez, e fico muito feliz por este processo estar a se desenvolver de maneira tão positiva. Desejo-te a continuação de muito sucesso para todos os teus projectos actuais e futuros. Obrigado por tudo que eu tenho aprendido com tudo meu querido amigo e mestre Gusmão!

domingo, 22 de abril de 2007

That's what true friends are for



"Quando a gente gosta é claro que a gente cuida..." tenho tido a sorte de conhecer pessoas maravilhosas que são verdadeiros anjos da guarda. O Vasco é um deles. Esse precioso ser humano tem um coração do tamanho do mundo e não posso quantificar todo o apoio e carinho que recebo em momentos menos bons e em outros mais felizes. A amizade é algo tão especial que só acontece, mesmo, de vez em quando, pois baseia-se na troca de sentimentos, pensamentos e valores de forma livre e incondicional. Tenho a sorte de ter esse amigo que tem acompanhado a minha trajetória desde o ano passado e desejo-lhe tudo de bom que a vida pode lhe dar e que ele merece e que os nossos laços de amizade e ternura despertem um oceano de energia positiva, tranquilidade e alegria seja onde estivermos a qualquer momento dos nossos dias. Gosto muito de ti, Vascuco!

Pai



A vida tem dessas coisas incríveis que não tem explicação...são simplesmente situações que nos aparecem,e pelas quais somos surpreendidos e que nos permitem uma inundação de emoções que ligam o tudo ao nada, e o nada deixa de ter qualquer significado.

Sinto-me preenchido por um mundo de sensações maravilhosas que nos fazem viajar pelas avenidas espaço-temporais, e as lembranças e memórias de uma diversidade única de vários momentos de minha vida passa em nossa mente e coração como um filme em alta velocidade. As lágrimas não param de escorrer pelo rosto abaixo, e eu sinto-me pleno de energia e de vontade ainda mais forte de seguir a caminho da minha felicidade. Tudo o que já passei e todos que eu amo e já amei aparecem em linhas claras e definidas, decoradas por uma chuva de realidade e abraçados por um lençol de suavidade e de certeza de que cada momento vivido, gozado e sofrido, valeu e sempre valerá a pena.

Dedico este momento a uma reconciliação com o meu querido pai, com quem já não estava em comunicação, propriamente dita, há muito tempo. Acabou-se os rancores e a sensação de amargura alimentada pela distância e o tempo, e inicia-se uma nova fase de amizade, amor e carinho a ser re-estruturada e re-construida através de novos valores de compreensão, humildade, sinceridade e a convicção de se desejar uma aproximação duradoura com muitos frutos e sorrisos. Cabe somente a nós decidir que a direcção será sempre para melhor.

Esta canção foi o meu chorar mais frequente na minha vida de andarilho pelas Américas e Europa nos últimos 22 anos. Agora, me emociono e choro de alegria da libertação de um passado menos bom e de um presente e um futuro rico em momentos mais felizes

Um beijo meu pai. Amo-te. Que a vida nos dê a saúde necessária para que ainda possamos estar juntos muitas e muitas vezes.

teu filho Mauro

quinta-feira, 29 de março de 2007

Espectacular!!





Este espetáculo/filme teve uma grande importancia na minha carreira profissional como presenter em convenções e congressos de fitness pela Europa e Américas. Desde os anos 90, eu já utiliza esta canção para finalizar uma aula especial que eu dava, intitulada "The Broadway Workout". Era feito um alongamento final com esta canção.

Foi, também, o grande sucesso de uma das 1ªs convenções organizadas em 1994, pela minha querida amiga e excelente profissional Alice Rodrigues, através de sua organização, CEF (Centro de Estudos Fitness) que continua a liderar o mercado de formações em qualidade de trabalhos apresentados.

Esta canção volta a entrar em minha vida com a realização desta nova produção, em filme, deste show chamado "Dreamgirls", que faz um paralelo a vida do grupo "The Supremes" e da carreira inicial da cantora "Diana Ross".

Encontrei algumas versões desta mesma canção através do YouTube, desde a produção original, passando a um concurso de miúdos, até a última versão do filme. Deliciem-se com estes momentos já tão inesquecíveis de minha vida.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

momentos obrigatórios de reflexão


Quando algum mal súbito ou doença nos atinge, é natural que tenhamos muitos milhares de minutos a reflectir sobre tudo o que nos rodeia. A fraqueza física leva a uma maior fragilidade emocional e encontramo-nos num ponto estranho e caricato onde nada faz sentido e onde tudo está a rodar a nossa volta.


Enquanto a febre, tosse, infecções, dores e outros sintomas persistem, só podemos tentar manter a calma e deixar que o tempo e os medicamentos façam o seu percurso. O grande desafio para mim, é a sensação de que estou a perder tempo e que a minha paragem é quase uma ofensa contra esse universo em movimento a minha volta.


Depois de 4 dias de um princípio de pneumonia, começo a voltar a minha realidade. Aprendo que, mais uma vez, quando o corpo precisa fazer uma travagem, não vale a pena lutar, e sim manter a tranquilidade para que eu tenha as forças e a clareza necessárias para colocar tudo em andamento outra vez. Mais uma vez um grande teste a minha falta de paciência. He, he...