sexta-feira, 1 de junho de 2007

Ao mestre com carinho


Esta entrada já era sem tempo, mas vai muito a tempo! Tenho passado, nos últimos meses, uma das melhores experiências da minha vida. Tive a felicidade - e não a sorte, pois nada é coincidência - de começar a estagiar no trabalho de Pilates tradicional sob a supervisão do meu grande amigo - e agora mestre - Nuno Gusmão. Nuno foi meu aluno no mundo do fitness desde o início dos anos 90, quando estava ainda a fazer uma transição entre a parada de uma carreira em engenharia agronômica e uma entrada em Educação Física. A progressão do Nuno dentro deste mercado foi meteórica, não somente pela sua determinação e disciplina, mas por sua inteligência, capacidade de assimilação e habilidades motoras, e por sua interminável sede do aprender. Faz entre 4 e 5 anos que ele se formou no método tradicional de Pilates, e recentemente abriu o seu primeiro estúdio de Pilates, o estúdio Nuno Gusmão, lindamente arranjado, e muito merecido. Eu tenho tido o privilégio de estar a aprender, com esse grande mestre, actualmente reconhecido como a maior autoridade em Pilates em Portugal, tudo sobre o trabalho com os aparelhos (e não só) de Pilates. A cada semana que eu vou para o seu stúdio em Lisboa, é uma maravilhosa avalanche de formação prática e teórica sobre todos os exercícios e movimentos que eu estou a me familiarizar. O Nuno é um supervisor e educador como poucos que já tive até hoje. Ele consegue combinar disciplina, organização, metodologia, atenção, motivação e calor humano de maneira fluída e que me desafia em todos os sentidos para que o meu aprendizado seja o mais completo possível. Há muito tempo que eu não me dava uma oportunidade de voltar a enriquecer os meus reconhecimentos, virando aluno outra vez, e fico muito feliz por este processo estar a se desenvolver de maneira tão positiva. Desejo-te a continuação de muito sucesso para todos os teus projectos actuais e futuros. Obrigado por tudo que eu tenho aprendido com tudo meu querido amigo e mestre Gusmão!

1 comentário:

Nuno Gusmão disse...

De mestre para mestre. É bom saber que podemos sempre aprender uns com os outros. Aprendi que as amizades que valem a pena requerem sempre pelo menos uma de três coisas: abrigo, dinheiro ou apoio (conhecimento, incentivo, ajuda). Tenho a sorte de receber todas as três de ti e de já ter contribuido com as três para ti em algum momento. Que melhor combinação se poderia arranjar numa relação?
Estou muito grato por te conhecer e por poder partilhar conhecimento contigo. Obrigado!